domingo, 27 de junho de 2010

Hidrolândia única cidade goiana a ter urnas biométricas nas eleições de 2010

          Nas eleições de 2010, mais de um milhão de eleitores em 61 municípios brasileiros irão usar um novo sistema de votação, o Voto Biométrico, em que os eleitores serão identificados pela impressão digital. Esse novo sistema tem o objetivo de evitar fraudes nas eleições.
          Hidrolândia que pertence a 62ª Zona Eleitoral do Estado de Goiás, foi a primeira cidade a receber o sistema e será a única do Estado a ter urnas biométricas nas eleições de 2010, substituindo as urnas eletrônicas. O recadastramento na cidade foi obrigatório e aconteceu entre os dias 07 de novembro à 07 de dezembro de 2009, por meio de um mutirão, do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás (TRE), realizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz. Segundo dados fornecidos pelo Analista Judiciário Daniel Kenji Sana, nesse período 9.887 eleitores dos 13.168 existentes em Hidrolândia compareceram e fizeram o recadastramento biométrico.
          Hidrolândia foi a cidade escolhida para implantar o novo sistema, porque o TRE solicitou que a instalação fosse feita em cidade próxima a Goiânia, com baixo número de eleitores e também, por razões orçamentárias, pois o TRE precisou fazer cortes no orçamento, devido aos efeitos da crise financeira mundial, o que impossibilitou que o sistema fosse também instalado em outros municípios de Goiás, que era a previsão inicial do órgão.
          Em 2010, 61 municípios brasileiros irão participar do novo sistema de votação, o Voto Biométrico, sendo: 2 no Acre, 11 em Alagoas, 1 no Amapá, 1 na Bahia, 1 no Ceará, 2 no Espírito Santo, 1 em Goiás, 5 no Maranhão, 4 em Minas Gerais, 1 no Mato Grosso, 1 no Pará, 2 na Paraíba, 4 em Pernambuco, 2 no Piauí, 1 no Paraná, 11 no Rio Grande do Norte, 1 no Rio Grande do Sul, 1 no Sergipe, 2 em São Paulo e 7 no Tocantins.
          O voto biométrico foi testado pela primeira vez nas eleições de 2008, em três municípios brasileiros localizados nos estados de Mato Grosso do Sul, Rondônia e Santa Catarina, onde foi comprovado sua eficácia. Após a experiência piloto que acontecerá em 2010, o TRE pretende estender o novo sistema a mais zonas eleitorais e até 2014 abranger com o Sistema de Voto Biométrico todas as cidades brasileiras.

Ester Cristine Pereira Gomes—2º C

Nenhum comentário:

Postar um comentário