História do Manoel

O Colégio Estadual Deputado Manoel Mendonça de Hidrolândia foi originado da antiga Escola Normal Regional, fundada em 1954 de acordo com o Ato (sem número) de 13 de fevereiro de 1954 e funcionou até 1963, quando a pedido das autoridades deste município, o prefeito Senhor Geraldo Pires do Prado, requereu a transformação daquela escola em Ginásio, que pela Lei Municipal n° 06/63 ficou autorizado a funcionar precariamente até a sua regularização perante o Conselho Estadual de Educação com o nome de Ginásio Normal Municipal. Foi designada que o mesmo funcionaria no prédio do Grupo Escolar “Professora Augusta Machado”, cedida ela Secretaria de Educação e Cultura, de acordo com a Portaria n° 3, de 10 de janeiro de 1964. As atividades do Ginásio Normal Municipal foram iniciadas no ano de 1964, com 48 alunos matriculados na Primeira série e 07 na Quarta, sendo estes adaptados de Escola Normal Regional.

Em 1966, graças aos esforços dos abnegados mestres, principalmente dos professores Dr. Sebastião Antônio de Mendonça e Francisco Itami Campos, juntamente com o prefeito desta cidade e o segundo diretor do referido estabelecimento, foram tomadas todas as providências no sentido de regularizar a situação do Ginásio, frente ao Conselho Estadual de Educação. Ficando reconhecido de acordo com Resolução n° 151 de 31 de janeiro de 1967. O Ginásio Normal Municipal de Hidrolândia funcionou no período matutino no prédio de Grupo Escolar “José Amâncio de Souza Pinto”, de acordo com o oficio n° G-814/72 do Senhor Secretário da Educação e Cultura.

Em meados de 1972, o Ginásio Normal Municipal foi extinto com a instalação de um anexo do Instituto de Educação de Goiás, conforme Portaria n° 139/72 de 21 de junho do mesmo ano do Secretário da Educação e Cultura, Hélio Mauro Umbelino Lobo, que funcionou precariamente até 1973, quando da criação do Colégio Estadual de Hidrolândia, pela Lei n° 7626 de 7 de maio de 1973. Graças aos esforços do inesquecível Deputado Manoel Mendonça e do Governador do Estado.

Ultimamente, pela Lei n° 7899 de 23 de outubro de 1974, publicado no Diário Oficial n° 12161 de 10 dezembro de 1974, o Colégio Estadual de Hidrolândia passou a denominar-se “COLEGIO ESTADUAL DEPUTADO MANOEL MENDONÇA”.

O referido estabelecimento foi autorizado a funcionar condicionalmente tendo seu currículo e regimento interno aprovados, conforme Resolução n° 1349 de 05/12/1975 do Conselho Estadual de Educação. Época em que funcionava apenas o 1° Grau, ou seja, da 5ª a 8ª séries nos turnos matutino e vespertino. Conforme resolução do C.E.E.n° 156-07/03/1995, foi concedida, excepcionalmente por 07(sete) anos letivos, a partir de 1994, nova autorização ao Colégio Estadual Deputado Manoel Mendonça.

Em 1975, foi criado o 2° Grau “Técnico em Magistério”, conforme Portaria n° 4014/75, devidamente amparada pela Resolução n° 203 de 15/12/1981 do Conselho Estadual de Educação que prevaleceu até 1985 e posteriormente o Curso ”Técnico em Magistério” funcionou amparado pela Portaria n° 0005/90 de 03/10/90 S.E.E. até 1999 quando, por força da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9394/96 foi extinto gradativamente.

Em 1981, foi criado o 2° Grau “Curso de Habilitação Técnico em Contabilidade”, conforme Portaria n° 0200/81 e o mesmo foi extinto gradativamente, a partir de 1984 pela Portaria n° 0218/84 de 20/03/84.

Em 1984, foi criado o 2° Grau “Não Profissionalizante”, através da Portaria n° 078/84, de acordo com a Lei n° 7044 de 3 18 de março de 1982, o qual vem funcionando atualmente. A principio, este estabelecimento, por não possuir sede própria, funcionou no prédio da Escola Estadual de 1° Grau José Amâncio de Souza Pinto, conforme oficio de Sr. Secretário da Educação n° G-8 14/72.

Com o crescente número de alunos, surgiu a necessidade da construção de um prédio, fato que levou as lideranças políticas deste município a entrarem em negociação do terreno com a Sociedade Literária “São Boa Ventura”, entidade jurídica, sediada no Rio Grande do Sul, sob o comando da vice-presidência do Brasil Central com sede em Brasília-DF, que até então não se sebe com precisão como foram feitas as negociações no sentido da aquisição do terreno, o certo é que a construção foi efetivada com recursos do Estado, portanto uma área 10.000m, que ainda pertence a Associação, não havendo, portanto desde aquela época até a presente data, quaisquer documentos que provem a transação realizada entre o Estado e a referida entidade.

A edificação do prédio se deu por volta do ano de 1972/73, na mencionada área.

O prédio da Escola encontra-se em perfeito estado de funcionamento. Há, porém, a necessidade de uma reforma na quadra de esportes, pois a mesma não nos oferece condições de praticar algumas modalidades esportivas,possuindo sérias avarias e sem cobertura, além de contarmos com um número grande de alunos para apenas um ambiente propício à prática desportiva.

Hoje, o colégio possui o sistema de água tratada, fornecida pela SANEAGO.

Quanto à rede de esgoto, não possui tal beneficio, sendo utilizado o sistema de Fossas rudimentares. Já a coleta de lixo, parte eliminado na própria escola e o restante é recolhido pelo serviço de coleta municipal. A energia elétrica é fornecida pela CELG.