quinta-feira, 24 de junho de 2010

A Indústria e o Meio Ambiente

Arliane Campos Araújo, aluna do 9º A, vencedora do Concurso da White Martins.

O homem é capaz de provocar alterações mais rápidas, mais profundas e em maior escala que qualquer outro ser vivo, em suas relações com o ambiente físico e com os demais seres vivos. Poluímos o ambiente de diversas formas, direta ou indiretamente. Podemos poluir, por exemplo, com os nossos objetos, com o lixo que geramos e com os gases emitidos pelos veículos que utilizamos. A poluição gerada pelas indústrias também não deixa de ser nossa responsabilidade, pois, consumimos os produtos que ela produz.
As indústrias e os veículos são os principais responsáveis pela poluição atmosférica. Essas fontes emitem diferentes gases que têm diversos efeitos prejudiciais. Alguns efeitos relacionam-se diretamente à saúde humana causando, entre outros, problemas respiratórios. Outros afetam o ambiente alterando diversos fatores abióticos que consequentemente afetam os seres vivos. O efeito estufa, a inversão térmica, as chuvas ácidas e a destruição da camada de ozônio são alguns dos efeitos que têm sido motivo de muita preocupação.
Ações individuais de conservação e de recuperação dos bens naturais são fundamentais, pois contribuem para a somatória de ações semelhantes que, em conjunto, possam resultar em algo novo e significativo para a vida.
Por isso vamos preservar, o meu, o seu, o nosso meio ambiente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário