sábado, 26 de junho de 2010

Vêm aí as eleições 2010 !

          No dia 03/10/10, milhões de brasileiros, exercendo o pleno direito da cidadania concedido pela Constituição, irão as urnas em todo o país, elegerem os seus representantes políticos para os mais diferentes cargos.
          Através do voto direto, serão eleitos em 2010: o novo Presidente da República; os Governadores dos 26 estados (e o do Distrito Federal), os Deputados Federais, os Deputados Estaduais, dois terços dos Senadores e pela primeira vez os representantes do Parlamento do Mercosul.
          Caso nenhum dos candidatos aos cargos de Presidente da República ou Governador consigam mais de 50% dos votos válidos nas eleições de 03/10/2010, haverá um segundo turno, previsto para o dia 31/10/2010.
          De acordo com a Constituição brasileira, um Presidente da República e um Governador são eleitos por um mandato de quatro anos, com limite de dois mandatos. Os senadores são eleitos para um mandato de 8 anos, sendo permitidas reeleições sucessivas, sem limite. Em 2010, cada estado elegerá dois senadores. Os Deputados Federais e Estaduais são eleitos para um mandato de 4 anos, permitidas reeleições sucessivas. Cada estado brasileiro tem direito a um número diferente de Deputados Federais e Estaduais, esse número depende da quantidade de habitantes do estado.
          Os partidos políticos divulgarão oficialmente os nomes dos seus candidatos entre os dias 10/06 a 30/06, logo após as convenções partidárias. O registro das candidaturas deverá acontecer até o dia 05/07/2010.
          Nessa disputa pelo poder, alguns nomes surgem como pré-candidatos:
          No âmbito nacional, José Serra, Dilma Roussef e Marina Silva são os nomes mais cotados para Presidente da República.
          No âmbito estadual, Marconi Perillo (PSDB), Íris Rezende (PMDB) e Vanderlan Cardoso (PR) disputam palmo a palmo a simpatia do eleitor.
          É preciso que o eleitor tenha muito cuidado na hora de votar, pois estará escolhendo os seus representantes nas esferas superiores, e esses representantes podem orgulhá-los ou decepcioná-los muito.

Thaíse de Sena Cardoso - 2º C

Nenhum comentário:

Postar um comentário